O movimento Hippie surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos da América, e após espalhou-se ao resto do Mundo. Os anos 60 ficaram para sempre conectados, directamente, a este movimento da juventude, celebre pelo lema "Paz e Amor", ou em inglês "Peace and Love". Nos primórdios do movimento, adoptaram os valores da contracultura Beatnik. Alguns criaram os seus próprios grupos e comunidades, ouviamRock Psicadélico, abraçavam a revolução sexual, a emancipação da mulher na sociedade e usavam drogas como Marijuana e, especialmente, LSD para explorar os vários estados da consciência humana, através da meditação. O Summer of Love, ou Verão do Amor, de 1967 e a única edição do Festival de Woodstock em 1969, marcaram o auge do movimento Hippie. O seu declínio deu-se nos anos 70, com o surgimento do movimento Punk.
Dicas:
1. Música Hippie. É importante vincar que não existe um género musical que se apelida de "Hippie". Existem vários géneros musicais que eram muito escutados dentro do movimento. São eles o Rock Psicadélico, o Folk, World (música tradicional de vários países), músicas de intervenção social e que levem a uma meditação acerca da consciência humana, acerca dos efeitos da drogas no corpo, a alienação, entre muitos outros temas que componham as letras. Artistas como String Cheese Incident e Widespread Panic, The Grateful Dead, Traffic, Incredible String Band e The Strawberry Alarm Clock são boas bandas Hippies. Alguns músicos Hippies como Donovam and Crosby, Stills, Nash & Young continuam activos hoje. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Carol King, The Beatles, Carlos Santana, Cream, Bob Dylan (muito importante), Melanie Safka, Pink Floyd, Joan Baez e The Who. O Festival de Woodstock de 1969 é uma excelente referência em termos musicais, pois em apenas três dias conseguiu reunir todo o espírito do movimento Hippie.
2. Mente ecológica. Os Hippies amam a Natureza e reconhecem-na como sendo a nossa verdadeira Mãe, pois foi ela que criou o ser humano. Como tal, para demonstrar o seu agradecimento, devotam-se à sua protecção. Usam roupa de tecidos naturais, que não são poluentes, fazem reciclagem, compram produtos que são fabricados com material não poluente e reciclado, usam lenços de papel ao invés de lenços de papel, pois são um enorme gasto de papel e causam desflorestação, de um modo geral, não usam telemóvel e nem vêem televisão, pois além de ser um enorme gasto de energia, é um modo de difusão de violência, de guerra e dos ideais do Capitalismo, que são contra tudo o que osHippies defendem.
3. Vegetarianismo. O movimento defende não somente a Paz e o Amor entre as pessoas, mas também para com todas as formas de vida. Como tal, são grandes defensores dos direitos dos animais, contra o uso de pêlo e das peles e contra o consumo de carne, peixe e mariscos. Ovo-lacto vegetarianismo envolve o consumo de ovos, mel, de leite e dos seus derivados. Um Vegan só consome produtos de origem vegetal. Contudo, com a evolução do mercado alimentar na actualidade, existem alimentos de origem vegetal que substituem todas as proteínas e vitaminas que a carne e o peixe contêm. A partir do leite de soja, já foram criados iogurtes, gelados, pudins, entre outras sobremesas.
4. Protestos contra situações que não respeitem a Vida, como a guerras, contra todo o tipo de armas, contra a violência, contra o ódio. Ajuda a campanhas a favor da Paz, que contribuam para combater a discriminação social e pela legalização da Marijuana. A maioria dos seguidores do movimento Hippietem a opinião que a proibição das drogas prejudica mais ao ser humano do que o seu uso.
5. Não frequentar cabeleireiros e deixa crescer o cabelo com liberdade. O movimento Hippie é contra a sociedade de consumo e de valorização da imagem, portanto o seu aspecto físico não era considerado uma preocupação e deixavam os seus cabelos crescerem compridos, e os homens usavam barba comprida. Eram naturalistas, preferiam o orgânico e recusavam-se aos produtos químicos. Usavam sabonetes e desodorizantes fabricados a partir de plantas e ervas, estes produtos de higiene estão disponíveis nas ervanárias. Os cabelos em dreadlocks tornaram-se populares no movimento numa vertente mais moderna, pois nos anos 60, não se usavam, sendo exclusivos do movimentoRastafari.
6. Vestuário Hippie. Indo ao encontro da mentalidade do movimento, o vestuário completa o ciclo e serve como identificação e clarificação dos ideais. Os Hippies têm preferência por roupas fabricadas com tecidos de plantas naturais, especialmente de cânhamo (é a planta que liberta mais oxigénio e previne a poluição). Guarda-roupas únicos, coloridos, de tecidos leves e naturais, lãs, casacos mexicanos Baja, ponchos coloridos, saias compridas, calças de ganga à boca-de-sino, camisas e camisolas com estampados de cornucópias, com lavagem tye-dye, lenços atados em torno da nuca, coletes, chapéus, as mulheres, geralmente, tendem para o feminismo e não usam soutien, nem maquilhagem e não fazem a depilação. A joalharia Nativo-Americana é muito popular no movimento. O estereótipo dos Hippies andarem descalços é verdade, mas também usam sandálias, botas suaves ou mocassins de pano. Os óculos de sol eram pequenos e redondos, de lentes coloridas. Compras são feitas em lojas de segunda mão, em feirinhas de velharias, em vendedores ambulantes de outras nacionalidades, tudo a preço económico.
Sugestões:
· Compreende os problemas sociais, económicos e políticos que o Mundo atravessa. Ter consciência do Mundo que nos rodeia é um elemento muito importante para este movimento defensor da Paz universal, do Amor entre todos, do Respeito por todas as forma de vida. Junta-te a outros movimentos ligados a um partido ou apartidários, e luta pelos valores em que acreditas. Protesta contra a violência, contra as armas, contra os preconceitos, contra as leis que promovem a injustiça, contra a discriminação, contra a Guerra.
· Aprende acerca de uma arte marcial que gostes, como por exemplo o Tai Chi, e incorpora a sua filosofia na tua vida. As artes marciais não são formas de luta ou de violência, ao contrário do que no Ocidente se pense, são antes uma forma de entrar em contacto com os estados mais profundos da nossa consciência, enquanto são efectuados certos movimento, penetramos mais profundo na nossa própria Verdade. Apenas através da meditação e das artes marciais, é que o terceiro olho da consciência pode ser aberto.
· Sê fiel a ti próprio. Ser Hippie não é uma moda, não é um modo de parecer fixe, é um modo de vida. Podes usar a roupa que desejares e ter uma mentalidade e estilo de vida Hippie, não há condicionantes. Podes ter a religião e as crenças que desejares. Podes ser Hindu, Budista, Cristão, Judeu, Islamico,Wiccan, etc. Não existem regras ou regulamentos a seguir neste movimento. E apenas porque as gerações passadas de Hippies consumiam drogas se for contra os teus valores, não tens de o fazer, até porque é ilegal em muitos países.
· Sê a mudança que queres ver no Mundo, citando Gandhi. Como espalhar a Paz se não estás em paz contigo próprio? O primeiro grande passo antes de querer ser um mensageiro de paz, é entrar em harmonia contigo próprio. Encontra o teu equilíbrio, o teu centro, somos como balanças e devemos mantermo-nos equilibrados. A paz não está no exterior, está no teu interior e tens de a descobrir, utilizando a meditação e as artes marciais para esse fim. Depois de encontrares o teu equilíbrio, sê o mensageiro da paz dos que te são mais próprios; aconselha sábiamente, defende sempre a paz e impede a violência.
Acessórios e roupa populares entre as raparigas do movimento
Avisos:
· Tem cuidado com as manifestações em que participas. Existem imensas manifestações que se desenrolam com calma. Manifestações a favor da Paz, contra a Guerra, contra a discriminação, a favor do Amor e do respeito pela Vida, etc. No entanto, nem todas terminam bem. É importante manter em mente que muitos protestos podem terminar em agressões e violência, e podem até resultar em algum tempo de prisão. Portanto, é necessário cuidado e prudência.
· Uma herança do passado, da mentalidade tacanha, as pessoas tendem a não ser muito aprovadoras de Hippies, pelo modo como se apresentam, agem e falam. É simples ignorância e isso não te deve causar incómodo, não te importes com as opiniões depreciativas e sempre perdoa a ignorância aos outros, que apenas não compreendem o teu ponto de vista. Sê sempre pacífico e defensor dos teus valores, acima de tudo.
· Ser Hippie é uma decisão que deve ser baseada naquilo em que acreditas e não porque achas “fixe” ou que te vai dar popularidade junto da contracultura alternativa. É um modo de vida, uma filosofia, um movimento que está assente numa sólida base, não é uma moda, como a indústria capitalista quer realçar com a invenção do "hippie chique". Isso não existe, porque o movimento Hippie não é "chique" e muito menos fashion.
· Os Hippies são conhecidos por usarem drogas psicadélicas (drogas que alteram os pensamentos do cérebro, como marijuana e LSD). Tem cuidado em experimentar estas drogas porque em muitos países são ilegais. Em adição, moderação e senso devem ser mantidos no uso destas drogas e não se deve exceder a dose. Também são conhecidos seus efeitos colaterais, como uma overdose. Estas drogas causaram a morte permatura de imensos artistas de qualidade expecional deste movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário