quinta-feira, 6 de junho de 2013

HIPPIE (60'S)









O movimento Hippie surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos da América, e após espalhou-se ao resto do Mundo. Os anos 60 ficaram para sempre conectados, directamente, a este movimento da juventude, celebre pelo lema "Paz e Amor", ou em inglês "Peace and Love". Nos primórdios do movimento, adoptaram os valores da contracultura Beatnik. Alguns criaram os seus próprios grupos e comunidades, ouviamRock Psicadélico, abraçavam a revolução sexual, a emancipação da mulher na sociedade e usavam drogas como Marijuana e, especialmente, LSD para explorar os vários estados da consciência humana, através da meditação. O Summer of Love, ou Verão do Amor, de 1967 e a única edição do Festival de Woodstock em 1969, marcaram o auge do movimento Hippie. O seu declínio deu-se nos anos 70, com o surgimento do movimento Punk
Dicas:
1.     Música HippieÉ importante vincar que não existe um género musical que se apelida de "Hippie". Existem vários géneros musicais que eram muito escutados dentro do movimento. São eles o Rock Psicadélico, o FolkWorld (música tradicional de vários países), músicas de intervenção social e que levem a uma meditação acerca da consciência humana, acerca dos efeitos da drogas no corpo, a alienação, entre muitos outros temas que componham as letras. Artistas como String Cheese Incident e Widespread Panic, The Grateful Dead, Traffic, Incredible String Band e The Strawberry Alarm Clock são boas bandas Hippies. Alguns músicos Hippies como Donovam and Crosby, Stills, Nash & Young continuam activos hoje. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Carol King, The Beatles, Carlos Santana, Cream, Bob Dylan (muito importante), Melanie Safka, Pink Floyd, Joan Baez e The Who. O Festival de Woodstock de 1969 é uma excelente referência em termos musicais, pois em apenas três dias conseguiu reunir todo o espírito do movimento Hippie.
2.     Mente ecológica. Os Hippies amam a Natureza e reconhecem-na como sendo a nossa verdadeira Mãe, pois foi ela que criou o ser humano. Como tal, para demonstrar o seu agradecimento, devotam-se à sua protecção. Usam roupa de tecidos naturais, que não são poluentes, fazem reciclagem, compram produtos que são fabricados com material não poluente e reciclado, usam lenços de papel ao invés de lenços de papel, pois são um enorme gasto de papel e causam desflorestação, de um modo geral, não usam telemóvel e nem vêem televisão, pois além de ser um enorme gasto de energia, é um modo de difusão de violência, de guerra e dos ideais do Capitalismo, que são contra tudo o que osHippies defendem. 
3.   Vegetarianismo. O movimento defende não somente a Paz e o Amor entre as pessoas, mas também para com todas as formas de vida. Como tal, são grandes defensores dos direitos dos animais, contra o uso de pêlo e das peles e contra o consumo de carne, peixe e mariscos. Ovo-lacto vegetarianismo envolve o consumo de ovos, mel, de leite e dos seus derivados. Um Vegan só consome produtos de origem vegetal. Contudo, com a evolução do mercado alimentar na actualidade, existem alimentos de origem vegetal que substituem todas as proteínas e vitaminas que a carne e o peixe contêm. A partir do leite de soja, já foram criados iogurtes, gelados, pudins, entre outras sobremesas.  
4.   Protestos contra situações que não respeitem a Vida, como a guerras, contra todo o tipo de armas, contra a violência, contra o ódio. Ajuda a campanhas a favor da Paz, que contribuam para combater a discriminação social e pela legalização da Marijuana. A maioria dos seguidores do movimento Hippietem a opinião que a proibição das drogas prejudica mais ao ser humano do que o seu uso.
5.   Não frequentar cabeleireiros e deixa crescer o cabelo com liberdade. O movimento Hippie é contra a sociedade de consumo e de valorização da imagem, portanto o seu aspecto físico não era considerado uma preocupação e deixavam os seus cabelos crescerem compridos, e os homens usavam barba comprida. Eram naturalistas, preferiam o orgânico e recusavam-se aos produtos químicos. Usavam sabonetes e desodorizantes fabricados a partir de plantas e ervas, estes produtos de higiene estão disponíveis nas ervanárias. Os cabelos em dreadlocks tornaram-se populares no movimento numa vertente mais moderna, pois nos anos 60, não se usavam, sendo exclusivos do movimentoRastafari.
6. Vestuário HippieIndo ao encontro da mentalidade do movimento, o vestuário completa o ciclo e serve como identificação e clarificação dos ideais. Os Hippies têm preferência por roupas fabricadas com tecidos  de plantas naturais, especialmente de cânhamo (é a planta que liberta mais oxigénio e previne a poluição). Guarda-roupas únicos, coloridos, de tecidos leves e naturais, lãs, casacos mexicanos Baja, ponchos coloridos, saias compridas, calças de ganga à boca-de-sino, camisas e camisolas com estampados de cornucópias, com lavagem tye-dye, lenços atados em torno da nuca, coletes, chapéus, as mulheres, geralmente, tendem para o feminismo e não usam soutien, nem maquilhagem e não fazem a depilação. A joalharia Nativo-Americana é muito popular no movimento. O estereótipo dos Hippies andarem descalços é verdade, mas também usam sandálias, botas suaves ou mocassins de pano. Os óculos de sol eram pequenos e redondos, de lentes coloridas. Compras são feitas em lojas de segunda mão, em feirinhas de velharias, em vendedores ambulantes de outras nacionalidades, tudo a preço económico.
Sugestões:
·         Compreende os problemas sociais, económicos e políticos que o Mundo atravessa. Ter consciência do Mundo que nos rodeia é um elemento muito importante para este movimento defensor da Paz universal, do Amor entre todos, do Respeito por todas as forma de vida. Junta-te a outros movimentos ligados a um partido ou apartidários, e luta pelos valores em que acreditas. Protesta contra a violência, contra as armas, contra os preconceitos, contra as leis que promovem a injustiça, contra a discriminação, contra a Guerra.
·         Aprende acerca de uma arte marcial que gostes, como por exemplo o Tai Chi, e incorpora a sua filosofia na tua vida. As artes marciais não são formas de luta ou de violência, ao contrário do que no Ocidente se pense, são antes uma forma de entrar em contacto com os estados mais profundos da nossa consciência, enquanto são efectuados certos movimento, penetramos mais profundo na nossa própria Verdade. Apenas através da meditação e das artes marciais, é que o terceiro olho da consciência pode ser aberto.
·         Sê fiel a ti próprio. Ser Hippie não é uma moda, não é um modo de parecer fixe, é um modo de vida. Podes usar a roupa que desejares e ter uma mentalidade e estilo de vida Hippie, não há condicionantes. Podes ter a religião e as crenças que desejares. Podes ser Hindu, Budista, Cristão, Judeu, Islamico,Wiccan, etc. Não existem regras ou regulamentos a seguir neste movimento. E apenas porque as gerações passadas de Hippies consumiam drogas se for contra os teus valores, não tens de o fazer, até porque é ilegal em muitos países.
·         Sê a mudança que queres ver no Mundo, citando Gandhi. Como espalhar a Paz se não estás em paz contigo próprio? O primeiro grande passo antes de querer ser um mensageiro de paz, é entrar em harmonia contigo próprio. Encontra o teu equilíbrio, o teu centro, somos como balanças e devemos mantermo-nos equilibrados. A paz não está no exterior, está no teu interior e tens de a descobrir, utilizando a meditação e as artes marciais para esse fim. Depois de encontrares o teu equilíbrio, sê o mensageiro da paz dos que te são mais próprios; aconselha sábiamente, defende sempre a paz e impede a violência. 
Acessórios e roupa populares entre as raparigas do movimento 
         
Avisos:
·        Tem cuidado com as manifestações em que participas. Existem imensas manifestações que se desenrolam com calma. Manifestações a favor da Paz, contra a Guerra, contra a discriminação, a favor do Amor e do respeito pela Vida, etc. No entanto, nem todas terminam bem. É importante manter em mente que muitos protestos podem terminar em agressões e violência, e podem até resultar em algum tempo de prisão. Portanto, é necessário cuidado e prudência.
·        Uma herança do passado, da mentalidade tacanha, as pessoas tendem a não ser muito aprovadoras de Hippies, pelo modo como se apresentam, agem e falam. É simples ignorância e isso não te deve causar incómodo, não te importes com as opiniões depreciativas e sempre perdoa a ignorância aos outros, que apenas não compreendem o teu ponto de vista. Sê sempre pacífico e defensor dos teus valores, acima de tudo.
·        Ser Hippie é uma decisão que deve ser baseada naquilo em que acreditas e não porque achas “fixe” ou que te vai dar popularidade junto da contracultura alternativa. É um modo de vida, uma filosofia, um movimento que está assente numa sólida base, não é uma moda, como a indústria capitalista quer realçar com a invenção do "hippie chique". Isso não existe, porque o movimento Hippie não é "chique" e muito menos fashion
·         Os Hippies são conhecidos por usarem drogas psicadélicas (drogas que alteram os pensamentos do cérebro, como marijuana e LSD). Tem cuidado em experimentar estas drogas porque em muitos países são ilegais. Em adição, moderação e senso devem ser mantidos no uso destas drogas e não se deve exceder a dose. Também são conhecidos seus efeitos colaterais, como uma overdose. Estas drogas causaram a morte permatura de imensos artistas de qualidade expecional deste movimento.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

16ª Corrida de Sant’Ana BOTE FÉ NA VIDA Distâncias 1km, 3km, 5km e 10km 22 DE JULHO DE 2012 CAICÓ - RN

 Realização: Prefeitura Municipal de Caicó/RN, através da
                    Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE).

Largadas. 1km às 15h00
                 3km às 15h20
                               5 km e 10 km às 16h00

            Apoio Técnico: Federação Norte-rio-grandense de Atletismo

Período de Inscrições - 05/07 a 19/07


1.     PREMIAÇÕES GERAIS PARA TODAS AS CATEGORIAS

Ø  PROVA – 1 Km
   
Os PARTICIPANTES da Prova de 1km, com colocação entre 1º e 3º lugar, na CATEGORIA GERAL MASCULINO e FEMININO, receberão além da medalha de participação, troféu alusivo ao evento, conforme previsto no item 2.3 do Regulamento

MASCULINO
FEMININO
1º lugar
Troféu
1º lugar
Troféu
2º lugar
Troféu
2º lugar
Troféu
3º lugar
Troféu
3º lugar
Troféu

Ø  PROVA – 3 Km   
  
Os PARTICIPANTES da Prova dos 3km, com colocação entre 1º e 3º lugar, na CATEGORIA GERAL MASCULINO e FEMININO, receberão além da medalha de participação, troféu alusivo ao evento, conforme previsto no item 2.3 do Regulamento. 

MASCULINO
FEMININO
1º lugar
Troféu
1º lugar
Troféu
2º lugar
Troféu
2º lugar
Troféu
3º lugar
Troféu
3º lugar
Troféu

Ø  PROVA – 5 Km 
 
Os PARTICIPANTES da Prova dos 5km, com colocação entre 1º e 3º lugar, na CATEGORIA GERAL MASCULINO e FEMININO, receberão além da medalha de participação, troféu alusivo ao evento, conforme previsto no item 2.3 do Regulamento.

MASCULINO
FEMININO
1º lugar
Troféu
1º lugar
Troféu
2º lugar
Troféu
2º lugar
Troféu
3º lugar
Troféu
3º lugar
Troféu

Ø  PROVA – 10 Km. 
   
Os PARTICIPANTES da Prova dos 10km, com colocação entre 1º e 5º lugar, na CATEGORIA GERAL MASCULINO e FEMININO, receberão além da medalha de participação, troféu alusivo ao evento e bonificação em dinheiro, conforme previsto no item 2.3 do Regulamento.

MASCULINO
FEMININO
1º lugar
R$ 500,00 + Troféu
1º lugar
R$ 500,00 + Troféu
2º lugar
R$ 300,00 + Troféu
2º lugar
R$ 300,00 + Troféu
3º lugar
R$ 200,00 + Troféu
3º lugar
R$ 200,00 + Troféu
4º lugar
R$ 100,00 + Troféu
4º lugar
R$ 100,00 + Troféu
5º lugar
R$ 100,00 + Troféu
5º lugar
R$ 100,00 + Troféu
 
  1. PREMIAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA

Os PARTICIPANTES MASCULINO E FEMININO da Prova dos 10km que não estiverem classificados entre os 5 primeiros na categoria geral, e que obtiverem colocação entre o 1º e 3º lugar na faixa etária, receberão além da medalha de participação, troféu alusivo ao evento, conforme previsto no item 2.3 do Regulamento.

MASCULINO
FEMININO
1º lugar
Troféu
1º lugar
Troféu
2º lugar
Troféu
2º lugar
Troféu
3º lugar
Troféu
3º lugar
Troféu

  1. PREMIAÇÃO - DEFICIÊNCIA DE MEMBRO(S) INFERIOR(ES):

Os PARTICIPANTES MASCULINO E FEMININO da Prova dos 10km nesta CATEGORIA, com colocação entre 1º e 3º lugar, receberão além da medalha de participação, troféu alusivo ao evento e bonificação em dinheiro, conforme previsto no item 2.3 do Regulamento,

MASCULINO
FEMININO
1º lugar
R$ 200,00 + Troféu
1º lugar
R$ 200,00 + Troféu
2º lugar
R$ 150,00 + Troféu
2º lugar
R$ 150,00 + Troféu
3º lugar
R$ 100,00 + Troféu
3º lugar
R$ 100,00 + Troféu

  1. PREMIAÇÃO GERAL PARA A CATEGORIA LOCAL (CAICÓ)

Os PARTICIPANTES da Prova de 10km com colocação entre 1º e 5º lugar, na CATEGORIA GERAL LOCAL MASCULINO e FEMININO, receberão além da medalha de participação, troféu alusivo ao evento e bonificação em dinheiro, conforme previsto no item 2.3 do Regulamento.

MASCULINO
FEMININO
1º lugar
R$ 350,00 + Troféu
1º lugar
R$ 350,00 + Troféu
2º lugar
R$ 250,00 + Troféu
2º lugar
R$ 250,00 + Troféu
3º lugar
R$ 200,00 + Troféu
3º lugar
R$ 200,00 + Troféu
4º lugar
R$ 150,00 + Troféu
4º lugar
R$ 150,00 + Troféu
5º lugar
R$ 100,00 + Troféu
5º lugar
R$ 100,00 + Troféu

INSCRIÇÕES DA CORRIDA DE SANT´ANA/2012:

Ø  Serão realizadas no período de 05/07 a 19/07/2012 via On-line, através do portal (www.acatletismo.com) e fisicamente na Coordenação de Esportes, 1º andar, sala 102, no Centro Administrativo, situado à Av. Coronel Martiniano, 993– Centro- Caicó/RN (antigo Hotel Vila do Príncipe), segunda a sexta- feira, no horário das 07h30min às 12h30min, mediante a apresentação da cópia do RG e doação de 02kg (dois) de alimentos não perecíveis;

Ø  Serão aceitas inscrições de atletas de outras cidades por telefone, fax, portal da corrida e e-mail, contudo torna-se obrigatório a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis e a a cópia do RG, do atleta no momento do recebimento do número de identificação, o qual será entregue até 1h (uma) antes da largada.

Ø  A idade mínima para participar da Corrida dos 10 km é de 18 anos e 16 para os 5km completos ou a completar até 31/12/2012.

Ø  Atendimento e maiores informações poderão ser obtidos através dos contatos:
           Osvaldo Garcia  - (84) 9811-4803/8851-3658 e e-mail:hosvaldomedeiros@bol.com.br,
          Macélio Cordeiro - (84) 8856-8185/9954-5880/9400-7353 e e-mails:


CAICÓ: UFRN quer transformar Castelo de Engady em Centro de Artes



Que o Castelo de Engady está em ruínas,novidade  pra ninguém. A grande boa notícia contida na matéria veiculada pela Tribuna do Norte neste 14 de junho  é que  segundo o jornal, a  UFRN tem interesse  em utilizar o Castelo de Engady para estruturar um centro de artes. Um curso de música já foi aprovado pelo Conselho da Universidade. A intenção é começar com o curso de Música e, posteriormente, transformar em um centro que congregue outras formas  de artes.  A própria Isaura Rosado, gestora da pasta de Cultura do Governo do Estado, “ofereceu” o Castelo para a reitora Ângela Paiva. A primeira conversa aconteceu, mas não há ainda nada “oficial”. “A secretária de Cultura falou com a reitora sobre esse assunto, mas por enquanto não é nada oficial”, diz Ana Neri, diretora do Ceres em Caicó

Para utilizar o Castelo de Engady, será necessário restaurar o ambiente.

  fonte: tribuna online

segunda-feira, 2 de julho de 2012

nem sempre.




Nem sempre as coisas vão acontecer como queremos, nem
sempre vamos vencer todas as nossas lutas, nem sempre
vamos caminhar e chegar onde queremos, pois muitas
vezes queremos chegar a um lugar, mas nossos pés estão
nos levando a outro e nem estamos percebendo isso.
Nem sempre nosso coração vai bater forte e nossos
olhos vão brilhar; muitas vezes vamos sentir como se
estivesse parado e nossos olhos vão estar como que se
fechando.
Nem sempre vamos olhar ao redor e encontrar um amigo a
sorrir pra nós. Quase sempre vamos encontrar vozes
quase aterrorizantes a nos dizer palavras sem vida
alguma.
Nem sempre as pessoas que amamos vão pensar como nós
pensamos. Muitas vezes teremos que esconder dentro de
nós o que pensamos pra que o amor possa ter vez e
outras vezes teremos que magoar a quem amamos pra que
possamos continuar a existir.
Nem sempre seremos velozes e ágeis a correr para o
bem. 
Nem sempre seremos as pessoas que planejamos ser. 
Nem sempre Deus nos dará aquilo que tanto pedimos. Nem
sempre vamos ficar contentes com essa sábia decisão de
Deus em nos proteger dos nossos maus desejos. 
Nem sempre vou entender porque quero coisas que não
devia querer. Nem sempre vou deixar de querer. Muitas
vezes vou querer pra sempre e nunca vou poder obter.
Ou talvez obtenha e constate que realmente não deveria
ter obtido, mas nem sempre há volta.
Nem sempre terei vontade de estar aqui. Muitas vezes
nem terei vontade de estar, ou ser, ou existir.
Nem sempre a vida nos trará agradáveis surpresas; e
nem sempre saberei enxergar as que já chegaram.
Nem sempre olharei no espelho e ficarei contente com o
que vejo, mas nem sempre ficarei triste. Muitas vezes
até pensativa.
Nem sempre minha casa será o meu lar. Muitas vezes
minha casa será somente o teto onde me abrigo.
Nem sempre as pessoas que moram lá serão minha
família. Muitas vezes serão apenas as pessoas que
moram lá, mesmo tendo o mesmo sangue que eu.
Nem sempre aceitarei o fato de não ser tão amado por
quem tanto amo. Nem sempre amarei tanto quem tanto me
ama.
Nem sempre entenderei porque preciso fazer o que não
gosto, ou ser o que não quero, ou dizer o que não
penso. Nem sempre preciso fazer nada disso, mas na
maioria das vezes faço, pois nem sempre tenho coragem
de ser o que sou, na verdade nem sempre sei o que sou,
ou quem sou.
Nem sempre meus medos vão me abandonar. Nem sempre
esses medos me farão mal. Muitas vezes serão minha
proteção. 
Nem sempre entenderei o porquê de muitas coisas. Nem
sempre preciso entender.
Nem sempre poderei respirar sem que doa. Nem sempre
poderei andar sem que doa. Nem sempre poderei andar.
Muitas vezes terei que parar, outras terei que correr.
Nem sempre a história foi assim, na verdade nem era
pra ser assim.
Mas mesmo assim, sempre, sempre e sempre posso sorrir;
mesmo sem sentir vontade, pois um dia alguém prometeu
que não seria assim pra sempre.
E sempre posso me lembrar que nem sempre Deus foi
somente Deus; mas um dia foi, ao mesmo tempo, Deus e
homem pra que nem sempre eu precisasse ser um pecador.
Nem sempre todos vão se alegrar com isso. Nem sempre
precisamos ser indiferentes a isso.
Mas se no meio dos seus “nem sempre” você perceber a
grandiosidade desse fato; nem sempre corra, mas sempre
se entregue e saiba que nem sempre em nossas vidas as
coisas serão de graça, mas isso é pela Graça!!! Alguém
nem sempre foi egoísta e exigiu algo; mas antes amou,
e quis, muito ao contrário, quis dar algo. E comprou
sua vida e deu a você. Pagou um alto preço por você! 
Apenas se entregue e o mais Ele fará!